Como registrar as cestas de Natal?

Com a chegada do final do ano, muitas empresas distribuem cestas natalinas ou dão presentes aos seus colaboradores. Se você está se perguntando como contabilizar corretamente essas despesas, confira abaixo algumas orientações principais.

  1. Compra das cestas

No momento da compra, as cestas de Natal, que podem conter gêneros alimentícios ou até moedas eletrônicas/cartões para aquisição desses produtos, devem ter seu valor registrado no estoque (ativo circulante) e a conta banco (se a compra for à vista) ou fornecedores (se for a prazo) é creditada.

  1. Distribuição

Após a entrega das cestas aos colaboradores, o valor correspondente é rateado entre os departamentos de acordo com o número de colaboradores e o registro contábil é feito da seguinte forma:

  • Débito na conta Gastos com Pessoal (DRE)
  • Crédito na conta Almoxarifado (estoque), se as cestas passarem pelo almoxarifado.

  1. Distribuição direta pelo fornecedor

Se as cestas forem distribuídas diretamente pela empresa fornecedora (sem passar pelo almoxarifado), o registro será:

  • Débito em Gastos com Pessoal (DRE)
  • Crédito em Fornecedores (passivo circulante).

  1. Cestas a mais

Se sobrar alguma cesta, ela deve ser mantida no almoxarifado até que tenha um destino definitivo. O registro contábil será feito conforme o destino dado às cestas remanescentes.

  1. Moedas Eletrônicas ou Cartões de Refeição

Caso a empresa opte por distribuir moedas eletrônicas ou cartões de refeição, o registro inicial será feito em uma conta de ativo circulante como “Moeda Eletrônica ou Cartões de Refeição a Distribuir”. Quando as moedas ou cartões forem distribuídos aos colaboradores, a conta será baixada e alocada nas respectivas contas de despesa e custo dos departamentos.

  1. Presentes para as crianças

A contabilização dos presentes (como brinquedos, por exemplo) segue os mesmos procedimentos das cestas natalinas, com a diferença na rubrica: em vez de “Cestas de Natal”, será registrado como Presentes ou Brinquedos.

Esses procedimentos são essenciais para garantir que a distribuição de benefícios de fim de ano seja feita de forma correta e transparente no balanço financeiro da empresa.

FELIZ NATAL A TODOS!

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