Como ser inclusivo em um papel de liderança

O papel da liderança é essencial para que a política de diversidade, equidade e inclusão (DEI) de uma empresa seja bem sucedida. Uma liderança inclusiva não apenas estimula a criação de um ambiente acolhedor, no qual as pessoas possam ser o que são sem receios, como trabalha para extrair o máximo potencial de cada colaborador, de acordo com suas características pessoais.

Um líder inclusivo tem, antes de mais nada, coragem suficiente para sair de sua zona de conforto, exercitando constantemente a autoavaliação e reconhecendo suas limitações. Líderes inclusivos são abertos e flexíveis, mantêm o canal de diálogo aberto e estimulam a troca de ideias, informações e opiniões, sempre de maneira respeitosa.

Para isso, ele trabalha sua inteligência cultural (capacidade de funcionar eficazmente em ambientes culturalmente diversos) construindo pontes entre as diversas experiências dos integrantes do time e a sua. Empatia, nesse contexto, é pré-requisito, assim como a autenticidade. Porque a liderança inclusiva precisa ser genuinamente comprometida com a inclusão, não apenas por imposição de uma política empresarial, mas como valor pessoal, uma vez que deverá atuar permanentemente na gestão de conflitos culturais e na mitigação de preconceitos inconscientes dos outros membros da equipe, além dos seus próprios.

Afinal, o verdadeiro líder inclusivo é capaz de reconhecer honestamente que os bons resultados são conquistas coletivas.

Acesse o link!
https://mla.bs/10c11ed0

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital