ESG e contábeis: tudo sobre as normas IFRS S1 e IFRS S2

Atualmente, muito se fala sobre ESG no mundo dos negócios. Afinal, é um tema de extrema importância, que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, atendendo às demandas e às expectativas dos consumidores, dos investidores e da sociedade.

Quando olhamos para o ramo de contábeis, as normas de sustentabilidade ambiental oferecem uma visão clara para que as organizações se mobilizem em prol do meio ambiente.

Quer saber mais sobre a conexão entre esses temas e o papel da sustentabilidade na contabilidade? Então acompanhe este texto com a Trevisan e conheça mais sobre a IFRS S1 e S2!

Por que as normas de sustentabilidade ambiental foram criadas?

Visto que o cenário das normas contábeis era muito diverso, com o uso de vários frameworks para a divulgação de informações relacionadas à sustentabilidade (como, por exemplo, o GRI, o SASB, o TCFD, entre outros), era comum que a comparabilidade de dados entre empresas fosse difícil.

As múltiplas abordagens de relatórios de contabilidade abriam a possibilidade de omitir informações relevantes nas tomadas de decisão e avaliação dos negócios. Ou seja, era difícil indicar se as empresas eram sustentáveis no médio e longo prazo, gerando incerteza principalmente entre investidores.

Frente a isso, surgiu a necessidade de que as organizações apresentem dados que reflitam, da forma mais precisa possível, os compromissos e as metas assumidas com o mercado.

Foi nesse cenário que a International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS) anunciou, em novembro de 2021, a criação do International Sustainability Standards Board (ISSB) para obter informações financeiras que se relacionam com a sustentabilidade e fatores climáticos de forma mais consistente, completa, comparável e verificável.

É aí que tudo começa a mudar, uma vez que o ISSB visa desenvolver normas que permitam a divulgação de informações de qualidade e, em 26 de junho de 2023, são publicadas as duas primeiras normas de sustentabilidade do órgão: a IFRS S1 e a IFRS S2.

O Brasil é o primeiro país em todo o mundo a adotar essas normas, começando de forma optativa a partir de janeiro de 2024, e tornando-as obrigatórias em janeiro de 2026.

Além de representarem um avanço significativo na divulgação de informações sobre sustentabilidade e clima, as normas têm como missão harmonizar e simplificar os relatórios, representando uma linha global para as divulgações de sustentabilidade e atendendo as necessidades dos investidores, que cada vez mais consideram o ESG em suas decisões de alocação de capital.

O que diz a IFRS S1?

A IFRS S1, Requisitos Gerais de Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade, estabelece requisitos para a divulgação de dados financeiros que envolvem a sustentabilidade.

A norma fornece informações úteis, confiáveis e comparáveis sobre as atividades de sustentabilidade das empresas, o que inclui as políticas, estratégias, riscos e oportunidades relacionadas a práticas e desenvolvimentos sustentáveis.

Logo, a IFRS S1 procura ajudar os usuários das demonstrações financeiras a avaliar a capacidade da empresa de criar valor no longo prazo, considerando fatores ambientais, sociais e de governança.

Para isso, a base são os quatro pilares usados no modelo TCFD: governança, estratégia, gestão de risco, métricas e metas. Enquanto os três primeiros são qualitativos, o quarto pilar requer que as empresas revejam os padrões de medidas quantificáveis para oferecer informações aos investidores sobre como está sendo feita a medição de sustentabilidade da empresa.

Outra mudança importante é a exigência de que as empresas forneçam informações sobre a governança de sustentabilidade. Isso inclui informações sobre a estrutura de governança, os papéis e responsabilidades dos membros do conselho e da administração, e os processos de tomada de decisão relacionados à sustentabilidade.

E a IFRS S2?

A IFRS S2, Divulgações Financeiras Relacionadas à Mudança Climática, tem os mesmos quatro pilares da norma anterior e deve ser abordada em conjunto com a IFRS S1 (evitando informações duplicadas). Seus principais objetivos são:

  • Identificar e avaliar os riscos e as oportunidades climáticas;
  • Estimar o impacto financeiro desses riscos e oportunidades;
  • Divulgar estratégias e ações para gerir esses riscos e aproveitar as oportunidades.

A norma incentiva as empresas a adotar uma abordagem de análise de cenário em relação ao clima, analisando suas circunstâncias particulares, exposição a riscos e oportunidades e habilidades, capacidades e recursos disponíveis.

Para isso, é necessário ter a divulgação de análises qualitativas e quantitativas sobre riscos e oportunidades climáticas.

Sendo assim, a IFRS S2 gera um impacto significativo nas demonstrações financeiras das empresas, pois exige a divulgação de informações mais detalhadas sobre os riscos e oportunidades relacionados ao clima.

As organizações devem fornecer informações sobre suas emissões de gases de efeito estufa, uso de recursos naturais e outros fatores ambientais que podem afetar seu desempenho financeiro.

Além disso, a norma impacta a maneira como as empresas avaliam seus ativos e passivos relacionados ao clima, podendo causar mudanças significativas nas demonstrações financeiras.

Onde me atualizar sobre esse tema?

Para você que atua no ramo de contabilidade e deseja se aprofundar no tema das normas de sustentabilidade ambiental, a Trevisan disponibiliza o curso de Normas Internacionais de Reporte de Sustentabilidade – IFRS S1 e IFRS S2, com duração de 16h e disponível na modalidade online ao vivo, com aulas às segundas e quartas.

Ou, se você busca um curso de pós-graduação lato sensu, temos o MBA em Normas Brasileiras de Contabilidade e IFRS, que é o caminho certo para se destacar no mundo da contabilidade! Confira hoje mesmo!

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital
Política de Privacidade

A TREVISAN tem o compromisso de proteger a sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para fornecer os produtos e serviços que você solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre novos assuntos que possam ser do seu interesse.

Ao clicar em “quero me inscrever”, você concorda em permitir que a TREVISAN armazene e processe as informações pessoais para fornecer o conteúdo solicitado.

Para maiores detalhes, confira a nossa Política de Privacidade e Cookies abaixo.

Política de Privacidade

Última atualização: Agosto de 2022
A privacidade dos seus dados é importante para nós. Esta política de privacidade explica como coletamos os seus dados pessoais, para qual finalidade, com qual fundamentação legal e com quem eles são compartilhados, também define seus direitos e como você pode nos contactar para obter mais informações ou esclarecimentos sobre o tema.

Dados pessoais que coletamos e para quais finalidades

Coletamos os seus dados pessoais quando você interage em nosso site, através do “adicionar ao carrinho”; se cadastra para participar de algum dos nossos eventos ou para fazer o download de algum material por nós disponibilizado, indicando seu nome completo, e-mail e telefone. Esses dados são coletados para que haja uma melhor interação ente o candidato e a Faculdade, a fim de oferecer esclarecimentos sobre os cursos.

Para realização da matrícula em quaisquer dos nossos cursos, os dados pessoais que coletamos podem incluir: nome, RG, CPF, data de nascimento, sexo, estado civil, endereço, telefone, e-mail, histórico escolar, diploma. Também podemos coletar dados pessoais sensíveis, como: i. sua origem racial; ii. se você é portador de alguma necessidade especial – sendo esses dados são coletados para cumprimento de obrigações legais com órgãos públicos, entre eles o Ministério da Educação – MEC – iii. biometria facial, com o objetivo de realizar o reconhecimento fácil do aluno quando do acesso à plataforma educacional, para confirmar a identidade de quem irá logar no sistema.

Como coletamos seus dados pessoais

Coletamos seus dados pessoais quando você:

  • realiza o seu cadastro no nosso site, através do “adicionar ao carrinho”;
  • efetiva a sua matrícula para um dos cursos por nos ministrados;
  • se cadastra para participar de algum dos nossos eventos;
  • se cadastra para realizar o download de algum material por nós disponibilizado;
  • se cadastra na Newletters.

 

Para que utilizamos os seus dados pessoais

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do contrato de prestação de serviços educacionais para os seguintes fins:

  • fornecer os nossos serviços educacionais;
  • fornecer informações ao Ministério da Educação – MEC;
  • cumprir requisitos legais ou regulamentares;
  • contabilidade, faturamento e cobrança;
  • manter relacionamento com alunos e ex-alunos, que pode se dar através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens eletrônicas, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;
  • proteção dos nossos direitos;

 

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do nosso site, para os seguintes fins:

  • responder as inscrições realizados no “adicionar ao carrinho”;
  • manter relacionamento com os interessados nos nossos cursos, através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;

 

Quais os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais

Em cumprimento ao previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, indicamos abaixo os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais:

  • coleta do seu consentimento;
  • cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  • execução do contrato;
  • legítimo interesse;
  • exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.

 

Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais serão armazenados por nós: (i) por prazo indeterminado, quando vinculados à dados acadêmicos, por determinação legal estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC; (ii) enquanto durar o seu consentimento, nas hipóteses aplicáveis; (iii) qualquer período de retenção exigido por lei; (iv) fim do período no qual os litígios ou investigações em relação aos serviços possam surgir; (v) nos termos da legislação vigente.

Com quem compartilhamos os seus dados pessoais

Não comercializamos ou vendemos os seus dados pessoais a terceiros, sendo estes compartilhados com o único objetivo de melhorar a prestação de serviços, com os seguintes propósitos: (i) armazenamento de dados; (ii) provedores de serviços de TI; (iii) agência de marketing; (iv) empresas de cobrança e escritórios de advocacia; (v) empresas de envio de mensagens telefônicas; (vi) órgãos legais, conforme exigido por lei; (vii) autoridades regulatórias.

Alterações nesta política de privacidade

Esta política de privacidade poderá ser modificada, a qualquer tempo, a fim de atualizar a maneira pela qual a Faculdade está tratando os seus dados pessoas. Por isso, solicitamos que sempre verifique a data da última atualização, constante no cabeçalho.
Ao fornecer seus dados pessoais, você concorda com o que está descrito nesta Política de Privacidade.
Como solicitar o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais
Você poderá ter acesso aos seus dados pessoais, bem como solicitar a sua retificação ou exclusão de forma gratuita, mediante solicitação a ser enviada por você ao nosso Encarregado de Dados, através do e-mail privacidade@trevisan.edu.br.

POLÍTICA DE COOKIES

Com o objetivo de fornecer-lhe uma boa experiência enquanto navega no nosso site, a TREVISAN utiliza cookies, o que nos permite lembrar e armazenar informações sobre como você utiliza o nosso site, distinguindo vocês dos demais usuários.

O que são cookies?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que é colocado no disco rígido do usuário da internet, ele é gerado por um servidor de página de internet. Através dos cookies é possível entendermos algumas métricas, o que nos possibilita, personalizar e melhorar nosso serviço.

Quais os cookies são utilizados pela Trevisan e qual a sua finalidade?

Nós utilizamos cookies necessários, que possibilita que você possa navegar pelo nosso site e utilizar recursos como o acesso às áreas seguras, os cookies funcionais, para registrar informações sobre as escolhas que você fez, os cookies de desempenho, para controlar quantos usuários acessam nosso site e quantas vezes e os cookies publicitários, que coletam informações sobre os seus hábitos de navegação, eles memorizam os sites que você acessou e compartilham essa informação com outros anunciantes.

É possível desativar os cookies?

Ao utilizar nosso site, você concorda que podemos inserir cookies no seu computador ou dispositivo, como explicado acima e caso se recuse a utilizar cookies, você pode modificar a configuração do seu navegador para impedir o armazenamento de cookies no seu computador ou dispositivo sem seu prévio consentimento. Caso os cookies do nosso site sejam desabilitados, a sua experiência no nosso site pode ser impactada.