Uso da Matriz de Materialidade

Avançar na agenda ESG significa enfrentar diversos desafios que vão desde o estabelecimento de metas factíveis e escolha de métricas confiáveis, até a alocação adequada de recursos e o envolvimento e formação de parcerias com os stakeholders. Entre as ferramentas mais utilizadas para tratar essas questões está a matriz de materialidade. Construída a partir da análise da importância das questões ESG para a empresa e seus stakeholders, a matriz de materialidade é um instrumento estratégico de gestão que permite identificar os aspectos mais impactantes nas operações do negócio e em sua relação com os stakeholders. Sua criação envolve pesquisas, entrevistas estruturadas e análise de critérios definidos para o negócio. Os resultados deste trabalho fornecem respostas categorizadas em quatro áreas a serem atacadas pela gestão: questões centrais, que exige metas ambiciosas de trabalho; questões estratégicas, que podem não ser prioritárias, mas são de alto impacto; questões secundárias, que não guardam relação direta como desempenho financeiro da organização mas impactam a imagem da marca; e questões periféricas, que podem ser gerenciadas com medidas simples e pouco investimento.

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